sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Pernambuco e Canadá reafirmam parceria do Programa Ganhe o Mundo

A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) e o Governo do Canadá, por meio de seu Consulado Geral em São Paulo, reafirmaram nesta quinta-feira (5) a parceria para o intercâmbio de estudantes da rede estadual naquele país. Com a consolidação da parceria, o Canadá assegura sua posição de principal destino de intercambistas do Programa Ganhe o Mundo (PGM).

Em 2012, o PGM embarcou 438 estudantes para intercâmbio de cinco meses em cidades canadenses. Até o fim deste ano, outros 522 terão viajado para o país, num aumento de mais de 30% do número de embarques. De acordo com o secretário de Educação, Ricardo Dantas, o Canadá oferece o melhor custo benefício. “A experiência dos que foram em 2012 foi tão positiva que estamos ampliando a parceria com mais embarques para o Canadá”, afirmou.

O cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Stéphane Larue, classificou o PGM como “visionário”. “Esses estudantes pernambucanos colocaram Pernambuco no mapa dos canadenses”, disse. “Estamos construindo pontes-humanas entre o Canadá e Pernambuco”, completou.

O responsável pelo escritório comercial do Governo do Canadá no Recife, Tim Hopkins, destacou que o Canadá é o país mais procurado por estudantes brasileiros. Só em 2012, segundo Hopkins, foram 19 mil estudantes brasileiros matriculados em cursos de idiomas, e outros três mil em carreiras acadêmicas. “O brasileiro se sente em casa quando no Canadá. Sempre fomos um país aberto à imigração. É normal ser estrangeiro e falar outro idioma no nosso país”, justificou.

Calor humano, apesar do frio. É assim que o estudante Marcone Ribeiro, 17, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Amaury de Medeiros define o povo canadense. Ele viajou para o Canadá pelo PGM há exato um ano, em setembro de 2012. “É um povo muito receptivo, alegre e animado como os brasileiros. Realmente fazem você se sentir em casa”, lembrou Marcone, que morou em Hazlet, na província de Saskatchewan.
 
A receptividade dos canadenses é lugar-comum entre as lembranças de ex-intercambistas pernambucanos. “Os canadenses me acolheram muito bem. Levei material de turismo de Pernambuco e eles ficaram encantados”, disse Mariana Rayane, 17, da EREM Jornalista Trajano Chacon. “Minha host-family conversava muito comigo. O jantar era uma hora sagrada, conversávamos sobre tudo o que aconteceu no dia. Foi ótimo para melhorar o inglês”, recordou William César, 17, da EREM Professor Alfredo Freyre.

Os principais destinos dos intercambistas pernambucanos no Canadá são Newfoundland, New Brunswick, Manitoba, Ottawa, Nova Scotia, Calgary, Victoria, Vancouver, Kamloops, Kelowna, Saskatoon e Toronto. Eles recebem uma bolsa de 300 dólares mensais, além de plano de saúde e habitação pagos.

Fonte: SEE
Fotos: Ademar Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário