terça-feira, 3 de novembro de 2015

EREM João Fernandes da Silva comemora o Ano Internacional da Luz

Em uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), 2015 foi proclamado o Ano Internacional da Luz, e a Escola de Referência em Ensino Médio João Fernandes da Silva, do Município de São João, não deixou o fato passar em branco. Entre os dias 28 e 29 de outubro, estudantes e professores realizaram atividades alusivas ao tema, sob a coordenação do professor de Física Moisés Costa de Araújo.

Com o apoio da gestão e presença integral dos professores de outros componentes curriculares, a data foi comemorada com a apresentação, na manhã do dia 28, de vídeos, fotos e imagens retratando fenômenos ópticos. Nas tardes dos dias 28 e 29, os alunos visitaram a biblioteca da Escola, onde presenciaram a apresentação de fenômenos ópticos por meio de artefatos confeccionados com material de baixo custo e de fácil acesso, tais como: retroprojetor de caixa de papelão (caixa de sapato, celular e lupa); espelho “infinito” (demonstração da reflexão da luz); apresentação de “holograma”; transferência de energia via wireless, usando indutores (demonstrando o fenômeno de indução eletromagnética); dentre outros.

De acordo com a gestora da escola, professora Iara Maria da Glória, a atividade foi considerada exitosa para a comunidade escolar. “A perplexidade dos alunos e o grau de satisfação revelado por eles e pelos professores que acompanharam a exposição coroaram de êxito o evento, para alegria e realização do Professor Moisés e de toda a equipe gestora da Escola João Fernandes’’ comenta a gestora.

Em depoimento sobre o sucesso do evento, o Professor Moisés também declarou satisfação com o projeto. “Os dias que investi para pensar o evento e construir alguns artefatos junto com os alunos me custou o sacrifício dos meus estudos no mestrado e o descanso em finais de semana e feriados, mas valeu a pena pelo que vi no semblante de cada aluno e no empenho daqueles que me ajudaram a conduzir o evento. Antes de me agradecerem pelo pouco que fiz, quero agradecer a eles pelo muito que fizeram para que eu pudesse alcançar o objetivo do meu empenho nestes últimos dois meses”, destacou. 

Ano Internacional da Luz - 2015 foi instituído o Ano Internacional da Luz em 20 de dezembro de 2013, na 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Esta proclamação reconhece a importância da conscientização mundial sobre como as tecnologias baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável e fornecem soluções para os desafios mundiais nas áreas de energia, educação, agricultura, comunicação e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário