sexta-feira, 13 de novembro de 2015

EREM Regina Pacis investe recursos do Proemi em turismo pedagógico

Em cumprimento a vivência do Projeto "Águas Naturais: soluções aquosas para a vida da comunidade palmeirinense", atrelado às aulas do Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI, cerca de 70 estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Regina Pacis, localizada em Palmeirina, realizaram uma excursão às cidades de Piranhas-AL e Canindé de São Francisco-SE, no último dia 11 de novembro.

Pela manhã os educandos visitaram a Usina Hidrelétrica de Xingó (UHE), passando pelo mirante da CHESF. Logo após, assistiram uma palestra com o guia e ator Fábio Moura, que fez uma explanação da maquete contando todo o processo de construção da usina. Em seguida, os estudantes conheceram o interior da UHE e todo o processo de geração de energia.

Dando continuidade, os estudantes conheceram o Museu de Arqueologia de Xingó (MAX), localizado no município de Canindé de São Francisco/SE, para conhecer a história do homem xingoano, cujo acervo contém peças de arte rupestre, esqueletos humanos e diversos utensílios descobertos durante pesquisas em sítios arqueológicos da região.

A tarde foram ao Centro Histórico de Piranhas/AL para visualizar a formação da cidade, casarios históricos, com arquitetura neoclássica, colonial português e o barroco, bem como a história da ferrovia e da navegação. Logo após visitaram o "Museu do Cangaço", onde conheceram objetos do cotidiano do homem sertanejo e diversos artefatos que pertenceram ao rei do cangaço "Lampião". 

Ao finalizarem a excursão, não poderiam deixar de fazer uma caminhada pelas margens do Rio São Francisco, também conhecido como "Velho Chico".

Segundo o Professor Givaldo Paulo Barbosa, articulador do PROEMI "a excursão é uma oportunidade dos estudantes vivenciarem a experiência de associarem teoria e prática de uma forma atrativa e dinâmica. Na avaliação dos estudantes, os conhecimentos adquiridos durante a viagem proporcionaram a eles uma melhor compreensão dos aspectos histórico-culturais de cada local visitado, associando os saberes lá adquiridos com os pertinentes ao projeto aqui vivenciado."

(Fonte: Blog da Escola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário