sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Escolas do Agreste Meridional vivenciam Dia da Consciência Negra

Hoje, 20 de Novembro, o Brasil comemora o Dia da Consciência Negra. A data é considerada como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente dedicada à reflexão do racismo, suas consequências e a inserção dos negros na sociedade brasileira. 

Com base nisto, estudantes da rede estadual de ensino desenvolveram atividades pedagógicas para trabalhar o tema. Foi o caso dos alunos da Educação no Campo, da comunidade de Imbé, de Capoeiras. Eles desenvolveram atividades em parceria com estudantes da rede municipal. Já a EREM Regina Pacis, de Palmeirina, realizou mostra de desenhos e vídeos, culinária africana, música, dança e teatro, com a apresentação da peça teatral “Consciência Negra do Brasil”.

A EREM de Garanhuns também comemorou a data. A unidade escolar desenvolveu o projeto "Um dia na África" com um tratamento interdisciplinar, tendo como eixo integrador a disciplina de Direitos Humanos e História. A coordenação ficou por conta da professora Márcia Maria, com o apoio dos demais educadores. 

O projeto apresentou a realidade africana a partir de 5 países do continente: Etiópia,Camarões, África do Sul, Costa do Marfim e Egito. No encontro de diferentes disciplinas e dos macro-campos do PROEMI, o projeto proporcionou à comunidade escolar um dia de encontros, de diferentes aprendizagens e de construção de novos olhares sobre a Africa. Anterior a este moment, foram realizados momentos de conscientização em nas discussões de sala de aula e na visita à Comunidade de Castainho onde os discentes interagiram com a realidade do Afro descendente no nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário