segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Estudantes da EREM João Fernandes da Silva realizam excursão pedagógica



A EREM João Fernandes, do município de São João, promoveu na última quarta-feira, 21 de outubro, uma excursão pedagógica para a cidade de Piranhas, em Alagoas, reconhecida como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN.

O roteiro da excursão incluiu uma caminhada pela Trilha do Cangaço, na Grota de Angicos, onde uma volante de policiais executou uma emboscada a Lampião e parte do seu bando de cangaceiros, em 28 de julho de 1938. Contando com a explanação do guia turístico e turismólogo Jairo Oliveira acerca dos aspectos geográficos e históricos da região, o grupo partiu de Piranhas a bordo de um catamarã pelo Rio São Francisco até o ponto inicial da trilha. De volta à cidade, os alunos puderam transitar pelo centro histórico, apreciar a arquitetura dos casarios e conhecer a estação ferroviária e o Museu do Cangaço.

A última parte do roteiro da viagem foi reservada para a visita à Usina Hidrelétrica de Xingó, uma das maiores do Brasil. Lá, o grupo conheceu o processo de geração de energia elétrica a partir do movimento das turbinas, que são acionadas pela força das águas do Rio São Francisco.

A excursão foi uma das etapas previstas no projeto pedagógico “Diversidade cultural e geográfica do Nordeste Brasileiro”, idealizado pelas professoras Maria Sandra e Sandra Matos e desenvolvido junto aos alunos das turmas do 3º ano. O projeto conta com o apoio da gestão da EREM João Fernandes, que disponibilizou os recursos para a sua realização através da professora Iara da Glória e sua equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário