quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Escolas se unem para atividades na Semana da Pessoa com Deficiência


A Escola Padre Antônio Callou ofereceu durante os dias 26 e 27 cursos de LIBRAS e Braille para um público de mais de 200 pessoas da comunidade escolar. As oficinas tiveram como objetivos refletir como podemos incluir na sociedade e no sistema educacional pessoas com deficiência.

Dentre os participantes, estiveram presentes surdos de Canhotinho, Angelim e 2 surdos instrutores de Garanhuns. As oficinas contaram também com a presença de um deficiente visual que participou de todos esses momentos.

No curso de LIBRAS, foram apresentados a cultura surda com sua datilologia, sinais e regras, reforçando a ideia de que LIBRAS é a segunda língua do Brasil. Já a oficina de Braille demonstrou a escrita com reglete e punção, ressaltando a questão da acessibilidade e do respeito.

De acordo com a gestora, Profª Etiane Nanes, “a escola está sempre vivenciando a importância de igualdade e respeito. Para haver inclusão é preciso começar dentro de nós pela aceitação da pessoa, procurando conhecimentos para vencer a barreira da comunicação. A Escola se preparou há bastante tempo junto com alunos, professores e gestão para desenvolver formas e estratégias de poder tornar esse momento marcante”, ressalta.

Além das oficinas, a escola participou ontem (28) de uma ação conjunta com a Escola D. Juvêncio de Brito, em Garanhuns. O momento uniu as duas equipes para celebrar juntas a Semana da Pessoa com Deficiência, e contou com a participação do Gestor da GRE Agreste Meridional, Prof. Paulo Lins. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário