segunda-feira, 1 de abril de 2019

Parlamento Jovem Brasileiro 2019 com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa da Câmara dos Deputados que simula uma jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares. Durante o encontro, que será realizado de 23 a 27 de setembro, em Brasília, os jovens recebem informações sobre processo legislativo, participação e cidadania, e realizam debates e votações como se fossem deputados federais.

Serão selecionados 78 projetos de lei. O número de vagas para deputados jovens por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. Pernambuco, por exemplo, recebe quatro parlamentares jovens. Empossados como deputados, os jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas e cores de todas as partes do nosso país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político. 

O objetivo do PJB é proporcionar aos estudantes de ensino médio, com idade entre 16 e 22 anos, a vivência do trabalho dos deputados federais na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de Leis, escrevendo projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o nosso país. 

Para participar do PJB é necessário que o estudante preencha a ficha de inscrição, anexe um projeto de lei de sua autoria (de tema livre e com impacto nacional) junto com a documentação necessária para a Secretaria de Educação e Esportes do Estado. Este ano, excepcionalmente, a inscrição também pode ser realizada pelos Correios. Para isso, o candidato precisa imprimir os formulários para preenchê-los.

Seminários - Para apresentar este e outros programas ligados ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) como Projeto Jovem Senador e Programas Jovens Embaixadores, a SEE, através da Gerência de Programas e Projetos Especiais (GERPE), irá realizar um seminário Informativo no próximo dia 10 de abril, às 14h, no auditório da Secretaria, no Bloco A. Para participar deste seminário é preciso se inscrever por meio deste formulário. Maiores informações no telefone (81) 3183-9302.

Clique aqui para Inscrição Online
Clique aqui para Inscrição Via Correios
Clique aqui para acessar o Guia do Participante
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário