segunda-feira, 29 de abril de 2019

Festival em Libras é realizado em escola de Canhotinho

Estudantes da Escola Padre Antônio Callou de Alencar, localizada em Canhotinho, vivenciaram o Festival em Libras ao longo desta semana em comemoração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, celebrado no dia 24 de abril. Coordenados pelos professores Manoel Apolônio e David Alex, os jovens participaram de diversas atividades. Entre elas, um concurso cultural de fotografia, desenho e vídeo relacionado a Libras. Por meio de uma plataforma online, os alunos se inscreveram e submeteram suas criações a um processo seletivo, cuja premiação aconteceu na última quarta-feira (24).

A comunidade escolar foi convidada para participar da premiação, que aconteceu na própria escola. Além disso, ex-estudantes surdos também participaram do evento. Gisélia Lima Neves, coordenadora pedagógica da unidade de ensino, acredita que os projetos envolvem a comunidade e inspiram outros jovens a conhecerem a Libras. “Todos os estudantes interagem entre si, de forma respeitosa e acolhedora. As salas que contém jovens surdos fazem as apresentações de trabalhos com tradução em Libras para que todos aprendam igualitariamente e isso repercute muito bem na cidade”, contou Gisélia. 

Manoel Apolônio, um dos professores responsáveis pelo projeto, confia na iniciativa. "Projetos como estes são importantes para a aceitação da pessoa com deficiência. Os estudantes passam a lidar com as diferenças de forma inclusiva e se tornam multiplicadores de conhecimento. Quando a barreira da comunicação é rompida o preconceito deixa de existir ”, comentou o professor instrutor de Libras.

Pernambuco possui 546 Salas de Recursos Multifuncionais, que tem capacidade de atender a diversas necessidades especiais, como a surdez e a deficiência auditiva. Uma destas salas está na Escola Padre Antônio Callou de Alencar, contribuindo com o aprendizado que é tido dentro da sala de aula. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) complementa a educação, dando suporte necessário para que o estudante aprenda Libras e também o português como segunda língua. Além disso, a coordenação inclui Libras em todos os eventos realizados pela unidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário