quarta-feira, 13 de abril de 2016

Representantes do programa BPC na Escola discutem acesso e permanência de pessoas com deficiência nas escolas

A GRE do Agreste Meridional foi sede, na manhã de hoje, 13 de abril, da Reunião Descentralizada do Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola, um programa intersetorial que tem por objetivo realizar o acompanhamento e monitoramento do acesso e da permanência na escola das pessoas com deficiência, beneficiárias do BPC, até 18 anos, por meio da articulação das políticas de educação, saúde, assistência social e direitos humanos.

Participaram do encontro representantes de municípios sob a jurisdição da GRE do Agreste Meridional, por meio dos membros do Grupo Gestor Municipal (GGM) e Estadual do programa, além de profissionais das secretarias estaduais de Educação, Saúde, Assistência Social, Direitos Humanos e do Instituto de Seguro Social (INSS). 

A programação contou com a apresentação do Programa BPC e a exposição dialogada sobre as ações intersetoriais de acompanhamento aos beneficiários do BPC. Participaram da socialização de experiências os municípios de Águas Belas, Iati, Bom Conselho, Terezinha, Saloá, Paranatama, Garanhuns, Brejão, Lagoa do Ouro, Correntes, Palmeirina, São João, Jucati, Capoeiras, Caetés, São Bento do Una, Jupi, Calçado, Angelim, Canhotinho, Jurema e Lajedo.

A reunião aconteceu através de uma articulação entre a coordenação estadual do programa e a Unidade de Desenvolvimento do Ensino (UDE) da GRE do Agreste Meridional, que já desenvolve um trabalho significativo de atenção às pessoas com deficiência. De acordo com a gestora Adelma Elias, “a GRE está sempre aberta para as atividades que tenham como objetivo promover a qualidade de vida das pessoas por meio da educação, o que passa necessariamente pelo respeito e inclusão dos estudantes que têm necessidades diferenciadas. Para isto, entendemos que este trabalho precisa ser feito de maneira intersetorial e integrada para fortalecer as práticas de Educação Inclusiva na região”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário