Dentre as ações de apoio e subsídio ao trabalho dos professores em sala de aula, a GRE do Agreste Meridional, através da Unidade de Desenvolvimento do Ensino (UDE), realizou hoje, 07, a I Formação Continuada para Professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio de 2016. O encontro, que tem periodicidade bimestral, aconteceu na sede da GRE, durante o período da manhã, e reuniu cerca de 100 educadores.
Vinculado aos documentos de orientações curriculares vigentes, o momento de estudos contemplou conteúdos propostos para o I Bimestre das séries do Ensino Médio. Nele, o trabalho junto aos participantes abordou expectativas de aprendizagem pertencentes aos eixos Letramento Literário, Leitura, Oralidade, Análise Linguística e Produção Escrita, previstos nos Parâmetros Curriculares.
Este estudo deu ênfase aos fatos político-sociais, e aos dados históricos, geográficos e biográficos identificados a partir da análise de textos literários, chegando à discussão e à reflexão sobre a cultura negra por meio da comparação entre as produções do Brasil e dos países africanos. Para isto, os formadores apresentaram uma proposta de sequência didática fincada no estudo de poemas e contos dessas literaturas, apontando caminhos para a sensibilização do mundo literário.
Para a gestora da GRE do Agreste Meridional, Adelma Elias, a realização de encontros como este são imprescindíveis para o trabalho dos professores. "A Formação Continuada de Professores para nós é sempre um momento muito importante e rico, pois possibilita a troca de experiências e a reflexão sobre temas e conteúdos necessários ao bom desempenho docente. Além disso, trata-se de um indicador educacional bastante relevante por evidenciar a qualificação dos profissionais", pontuou a gestora durante sua fala no evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário