terça-feira, 5 de abril de 2016

Gestão do Planejamento é tema do III Colegiado de Gestores Escolares

Os 51 Gestores Escolares e representações dos Analistas Educacionais das escolas estaduais da região tiveram hoje, 05 de abril, uma manhã de estudos durante o III Colegiado de Gestores Escolares do Agreste Meridional. O evento, realizado pela Gerência Regional de Educação (GRE), integra o cumprimento de um dos objetivos da instituição no que diz respeito à efetivação de gestão integrada, com ênfase na formação dos profissionais em Educação.


Durante a fala de abertura, a gestora da GRE do Agreste Meridional, Adelma Elias, relembrou a proposta de realizar colegiados com cunho formativo aos gestores escolares, trabalhando as Dimensões da Gestão Escolar orientadas pelas políticas públicas em educação de Pernambuco. Esta proposta, vigente a partir de 2016, amplia os objetivos dos colegiados de alinhar as demandas cotidianas da GRE e das escolas para proporcionar momentos de estudos entre as equipes gestoras das unidades de ensino.

Nesta perspectiva, o encontro de hoje trouxe como foco principal o estudo da Gestão do Planejamento, com a contribuição de duas palestrantes. A primeira delas, a Professora Doutora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Aliete Rosa, abordou o planejamento como ferramenta de gestão apresentando os aspectos reflexivos e conceituais sobre o assunto. Já a segunda, a Gerente de Programas e Projetos da Rede Escolar da Secretaria Estadual de Educação, Shirley Moura, continuou o tema apresentando as principais ferramentas disponíveis para a realização do planejamento escolar no Brasil.

Assim como as anteriores, a terceira edição dos colegiados de gestores foi bem aceita pela maioria do público. De acordo com as avaliações dos participantes, o destaque ficou para a relevância do tema no despertar para a reavaliação dos trabalhos de gestão na escola. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário