sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Criatividade nas aulas de Educação Física: Estudantes da EREM João Fernandes da Silva resgatam brincadeiras populares

“Empinar pipas é Educação Física?”. Essa questão foi levantada pela professora Roberta Vitalino, da EREM João Fernandes da Silva (São João-PE), para mostrar que educar fisicamente é muito mais que trabalhar jogos com bola. E a resposta foi dada com sucesso pelos próprios estudantes da escola, através do envolvimento em uma atividade criativa que relacionou a ludicidade e a Educação Física no resgate da tradição de soltar pipas. 

A preparação das atividades ocorreu durante o 4º bimestre e trouxe para o ambiente escolar a discussão sobre materiais adequados para a construção de pipas e coordenação motora necessária para empiná-las. Como finalização da atividade, os estudantes encheram o céu do município de São João com as pipas, longe dos fios elétricos, em um momento de descontração e resgate das brincadeiras populares.

A gestora da escola, professora Iara da Glória, reconhece nesta atividade uma experiência exitosa, uma vez que possibilitou desenvolver a criatividade, o espírito de trabalho em equipe, a autonomia e a aproximação entre os conhecimentos escolar e popular. Além da gestora, o trabalho também agradou estudantes e outros professores.

Para a estudante Érica Figueiredo, integrante do 1º ano do Ensino Médio, “foi uma atividade descontraída, diferente, pois saímos da realidade da escola, que é só escrever e estudar... foi um trabalho em grupo no qual todos participaram... divertida!”, declarou. Já a professora Dorgenice Cavalcanti chamou a atenção para as habilidades desenvolvidas com a ação. “Em um conteúdo de brincadeiras populares, foi vivenciado com todos o respeito pelo outro, a criatividade e o sentimento de equipe”, observou a educadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário