quinta-feira, 13 de agosto de 2015

GRE Agreste Meridional incentiva participação na Iniciativa Educadores do Brasil



Os comitês regionais da “Iniciativa Educadores do Brasil” na GRE Agreste Meridional realizaram, nas últimas terça e quarta-feira (11 e 12 de agosto), uma importante ação de mobilização entre os profissionais da educação. Durante os dois dias, as equipes promoveram encontros de divulgação e orientação dos prêmios “Gestão Escolar” e “Professores do Brasil” para Secretários Municipais de Educação, Diretores de Ensino e gestores das escolas estaduais da região.

Divididos por grupos, os profissionais receberam informações sobre os projetos, objetivos, dimensões, premiações e formas de participação. Durante os encontros, os membros dos comitês esclareceram as dúvidas dos interessados e ressaltaram a importância das inscrições para, além da premiação, a realização de uma autoavaliação consistente, no caso do Prêmio Gestão Escolar, e da divulgação de boas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas da região, no caso do “Professores do Brasil”.
Sobre este último prêmio, os educadores da rede estadual ganharam um estímulo a mais para participar. O encontro de ontem (11), que ocorreu na Escola Professora Elisa Coelho, contou com a participação do professor Jayse Antônio da Silva Ferreira, vencedor do prêmio “Professores do Brasil” em 2014. Docente da EREM Frei Orlando, município de Itambé, Pernambuco, Jayse Antônio apresentou o projeto vencedor, a problemática que deu origem, os desafios da produção e os resultados obtidos no ambiente escolar, encantando e estimulando os profissionais presentes.

A Iniciativa Educadores do Brasil foi estabelecida pelo MEC, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), visando ao avanço na qualificação do ensino. Tem como foco a meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE) – valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica – e na redefinição do papel do diretor a partir da disseminação de boas práticas de gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário