quarta-feira, 24 de julho de 2013

“Praça da Palavra” foi palco para o trabalho de estudantes da rede estadual


Entre os últimos dias 22, 23 e 24 de julho, estudantes das escolas da rede estadual da região enriqueceram a programação da “Praça da Palavra” e divertiram quem passava pelo local com apresentações culturais em várias linguagens artísticas, numa parceria da GRE Agreste Meridional, Fundarpe e Prefeitura Municipal de Garanhuns.

As escolas encerraram hoje sua passagem por este polo de literatura do 23º Festival de Inverno de Garanhuns começando pela conclusão da Oficina de Construção de Textos a partir da Construção Histórica e da Arte, uma realização da Escola de Referência em Ensino Médio João Fernandes da Silva, do município de São João.

A Escola Senador Aderbal Jurema mostrou, logo em seguida, seu trabalho com a educação especial através de recital com estudantes que têm deficiência auditiva, levantando a importância de incentivar e divulgar o aprendizado de libras na educação.

O cinema foi a linguagem trabalhada pelos estudantes da EREM Ismênia Lemos Wanderley, de Brejão. A partir de um projeto desenvolvido na própria escola, os estudantes exibiram hoje os curtas metragens “Zumbi dos Palmares” e “Dom Casmurro”. O último, que traz uma adaptação da obra homônima de Machado de Assis, recebeu reconhecimento nacional ao ganhar o primeiro lugar no Prêmio Nacional da Editora Abril.

Estudantes e professores da Escola Elvira Viana também utilizaram o cinema como forma de incentivar a prática artística na escola e apresentaram o curta ficcional “Street Boys”. O resultado levantou um grande debate entre os presentes sobre a importância e os desafios de fomentar a produção de cinema na escola como prática de ensino e de formação cidadã.

Por fim, a Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns trouxe o forró como representante da cultura popular através de uma apresentação de dança, que animou quem estava no local e encerrou a participação dos estudantes da rede no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário