terça-feira, 23 de julho de 2013

Estudantes da rede estadual animam Palco da Cultura Popular no 23º FIG




Quem foi prestigiar as apresentações do Palco da Cultura Popular do 23º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) na manhã de hoje pode ver um show de arte e cidadania protagonizado pelos estudantes da rede estadual de ensino. Com apoio da GRE Agreste Meridional, representantes de sete escolas da região preencheram a grade de atrações e emanaram cultura em um dos polos mais consagrados do festival.


A EREM João Fernandes da Silva, município de São João, trouxe para o palco uma série de apresentações de dança popular para mostrar ao público o melhor do reisado, do caboclinho, frevo e outras manifestações. A Banda Musical Mirian Lira Barbosa enriqueceu a apresentação divulgando a cultura popular através da música instrumental.

As culturas afro e nordestina foram temas das apresentações a EREM Garanhuns. A Escola apresentou um recital de literatura africana e fez apresentação de forró em homenagem ao Mestre Dominguinhos.

A literatura também foi a modalidade utilizada pelo estudante Felipe Tiago, da Escola Jornalista Manuel Amaral, em Lajedo, para valorizar a cultura popular nordestina. O estudante é oriundo de uma família de poetas e começou seus primeiros passos como cordelista aos 12 anos de idade. Já publicou os cordéis “Paixão Sertaneja”, “Vida de Nordestino” e “Quem ama sem conhecer só viaja na ilusão”, e divertiu o público recitando cordéis clássicos e alguns de sua autoria.

A EREM Francisco Pereira da Costa (Iati) apresentou um resgate histórico das danças regionais através do xaxado e do forró estilizado. Logo em seguida, foi a vez da Escola Clarice Godoy, de Correntes, apresentar um tributo ao Dancê dos Cangaceiros, seguida dos estudantes da EREM Ismênia Lemos Wanderley, de Brejão, que animou o público com uma dança teatralizada relembrando as festividades juninas. A Escola Frei João Pereira de Souza, do Distrito de Negras, em Itaíba, encerrou as apresentações com as danças “Se Farinha Fosse” e “Flor do Mamulengo”, realizada por estudantes da escola que fazem parte do Programa Mais Educação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário