terça-feira, 18 de junho de 2013

Avanços na educação foi tema discutido na Academia Pernambucana de Letras


O secretário de Educação Ricardo Dantas falou, na tarde desta segunda-feira (17), sobre os avanços na educação de Pernambuco em palestra na Academia Pernambucana de Letras (APL), no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. No encontro, os acadêmicos firmaram o compromisso em doar alguns de seus livros para as bibliotecas escolares e comunitárias com as quais a Secretaria de Educação do Estado (SEE) mantém parceria.

Dantas classificou os quatro grandes desafios da educação para os próximos anos: redução do analfabetismo, valorização dos profissionais, modernização pedagógica e investimento em ensino integral. O Programa Paulo Freire foi citado como um dos importantes instrumentos para o combate ao analfabetismo. “Com a metodologia de Paulo Freire, este programa vai buscar o aluno onde ele está. Fazemos parcerias com sindicatos e associações para que as aulas possam ser ministradas não só na escola, mas em quaisquer outros espaços, como uma obra”. O secretário também mencionou os programas Travessia, Se Liga, e Acelera, fruto de parceria com as fundações Roberto Marinho e Ayrton Senna, para a redução das distorções entre idade e série dos estudantes.

Em sua palestra também foram enumerados os programas voltados para a tecnologia educacional em sala de aula, como a distribuição de tablets, o uso de lousas digitais e o emprego de softwares em três dimensões. Questionado pelos acadêmicos sobre o investimento no livro tradicional - em formato físico - em meio a tantas transformações tecnológicas, o secretário reafirmou a importância do livro. “Ainda esse ano estamos distribuindo 100 mil livros nas escolas de Pernambuco, fruto de uma de uma parceria com a Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros - Andelivros”, disse Dantas.

Quando o assunto foi a valorização dos professores, Ricardo Dantas lembrou que Pernambuco antecipou-se em um ano à obrigação legal de cumprir o Piso Nacional. “Hoje valorizamos o profissional com base no seu mérito por meio do Bônus de Desempenho Educacional, que é pago quando há o cumprimento das metas estabelecidas em acordo entre a escola e a SEE”. Ele destacou ainda que o professor é valorizado como produtor de conhecimento por meio do Programa Professor-Autor.

Ricardo Dantas concluiu sua palestra destacando a importância do ensino em tempo integral na melhoria da educação. “O nosso grande esforço é universalizar o ensino integral para ensino médio, pois desta forma conseguimos desenvolver o aluno como um ser humano em sua totalidade e a escola consegue se integrar à comunidade. E o professor, por sua vez se sente motivado a ponto de querer ser um espelho para os seus estudantes”, afirmou.

A presidente da APL, Fátima Quintas, elogiou a política educacional de Pernambuco que, segundo ela, “resgata o sonho e a utopia de querer transformar a sociedade”. A acadêmica Luzilá Gonçalves classificou como muito proveitosa a palestra. “O secretário nos trouxe aqui fatos e números que muitas vezes nós ignoramos”, disse.
 
Fonte: SEE
Foto: Alyne Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário