segunda-feira, 27 de junho de 2016

Segundo simulado online do ENEM já está disponível



Até o próximo dia 3 de julho, todos os alunos da rede pública de ensino que estão cursando o 3º e 4º ano do ensino médio poderão acessar a segunda edição do simulado oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A prova será disponibilizada pela plataforma ‘Hora do Enem’, mantida pela parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Serviço Social da Indústria (SESI). O projeto tem o apoio ainda do Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais (INEP), da Fundação Roquette Pinto, gestora do contrato da TV Escola, canal público do MEC, e da Rede Estadual de Educação de cada unidade da federação.

Para fazer o simulado, basta que o interessado cadastre-se no portal do ‘Hora do Enem’ (horadoenem.mec.gov.br). Feito isso, é só aguardar a liberação da prova, que poderá ser iniciada online das 8h do dia 25 de julho (sábado) até às 20h do dia 3 de julho (domingo), por meio de um computador ou mesmo no aplicativo disponível para celulares Android.

O simulado terá 80 questões e segue o mesmo formato das questões do Enem, utilizando ainda a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Com isso, as avaliações serão capazes de simular uma estimativa da nota no Enem, marcado este ano para os dias 5 e 6 de novembro.

Os estudantes terão quatro horas seguidas para completar o simulado e poderão ter acesso a sua nota logo após a conclusão da prova. Com esse resultado em mãos, o aluno conseguirá verificar se seu desempenho seria suficiente para ingressar no curso e na universidade desejada.

O MEC anunciou que vai disponibilizar relatórios para as Secretarias Estaduais de Educação, com os resultados oficiais de todos os simulados nacionais. Dessa forma, gestores públicos de todo o Brasil terão acesso a um mapa de desempenho por região e escola, facilitando o planejamento de ações pedagógicas. Relatórios estaduais terão seu acesso enviado por email para gestores, enquanto que os relatórios por escola estarão disponíveis através do PDDE, onde cada diretor pode ver apenas o resultado de sua escola.

Plataforma de estudos personalizada

Para alunos de 3º ano do Ensino Médio, a plataforma monta um plano de estudos personalizado e oferece todo o conteúdo a ser estudado. Assim que faz o login, o estudante pode fazer um teste para nivelar seu conhecimento em cada matéria e selecionar o curso e a faculdade onde deseja entrar, bem como a quantidade de horas diárias que pretende usar a plataforma para se preparar. Definidas essas configurações, ele tem acesso a um planejamento exclusivo com videoaulas, resumos e exercícios sobre os assuntos de cada disciplina que são mais frequentes no exame. Já para aqueles que não estão no último ano do ensino médio, a plataforma também oferece todo o acervo de aulas e simulados.

Os docentes que desejarem conhecer o conteúdo e exercícios disponibilizados pela plataforma para interagir e incentivar seus estudantes devem se inscrever na versão gratuita da plataforma. Basta realizar o cadastro para ter acesso à lista completa de videoaulas e exercícios.

Com informações do Consed

Nenhum comentário:

Postar um comentário