quarta-feira, 11 de maio de 2016

Projeto "Geografia Conectada" une tecnologia e conhecimento na Escola Elpídio Barbosa Maciel

A utilização de ferramentas tecnológicas é algo cada vez mais comum na vida dos estudantes, que acessam diariamente a internet pelo computador, tablet ou celular. Estes hábitos digitais podem ser vistos como uma ameaça para o rendimento escolar, por desviar a atenção dos alunos durante as aulas, ou como uma grande oportunidade de aprendizagem. É sob essa última perspectiva que a Escola Elpídio Barbosa Maciel, em São Bento do Una, vem trabalhando com os estudantes.

O projeto “Geografia Conectada”, elaborado e coordenado pelo professor Manoel Félix, envolve estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio e outros professores da unidade escolar no processo de ensino aprendizagem da Geografia por meio de recursos online. O objetivo central é incentivar estes estudantes a utilizarem as redes sociais como fonte de pesquisa e espaço para discussão sobre a disciplina.

O projeto tem despertado os estudantes que antes não tinham motivação para pesquisar e responder aos questionamentos realizados pelo professor. “Foi planejada uma atividade factível, utilizando alguns dos recursos de informáticas existentes na escola. Este planejamento deu-se inicialmente com a escolha de um assunto interessante para os estudantes que foi o crescimento da população com base na teoria de Thomas Malthus. A partir daí definimos os objetivos; os meios e recursos possíveis, viáveis e disponíveis; estabelecemos os critérios de avaliação para o processo de execução; e os prazos e etapas para execução”, conta o professor Manoel Félix.

A execução do projeto tem acontecido 90% fora do ambiente escolar, pois os diálogos acontecem em horários que não atrapalhem a aprendizagem nas outras disciplinas. Eles utilizam sites de busca, grupos online, espaços virtuais de debates, notas online, banco de apresentações em slides, dentre outros recursos possíveis. 

O resultado é considerado positivo pelo professor Manoel Félix. “Os alunos se envolveram e conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade. Destacamos a participação ativa dos alunos, o trabalho em equipe, o cumprimento das atividades propostas, a criatividade e rapidez que os estudantes respondem aos questionamentos”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário