segunda-feira, 2 de maio de 2016

Escola Padre Antônio Callou de Alencar vivencia Semana de Libras

A Escola Padre Antônio Callou de Alencar - Canhotinho-PE, vivenciou, entre os dias 18 e 25 de abril a semana da Libras (Língua Brasileira de Sinais). O evento contou com aulas de Libras, palestras e apresentação de teatro de sombras, cujo objetivo foi explicar a conquista do reconhecimento da Libras no Brasil e as dificuldades que a pessoa surda enfrentava antes da criação e implementação da Lei 10.436, que regulamenta a Libras como uma língua no Brasil desde o 24 de abril de 2002.


De acordo com avaliação da escola, as atividades trouxeram benefícios reais para toda a comunidade escolar, principalmente para a comunidade surda que utiliza a Libras para comunicação. A unidade escolar tem, há anos, um trabalho consolidado no atendimento às pessoas com deficiência, pautado na necessidade de minimizar as barreiras e preconceitos com as diferenças existentes na sociedade.. 

A Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão, assim outros recursos de expressão a ela associados. No artigo 4º, está determinado, ainda, que “o sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário