quinta-feira, 31 de março de 2016

Dia de formação continuada para professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental

As formações continuadas para professores de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino da região iniciaram hoje, 31 de março, na GRE do Agreste Meridional. Voltado para docentes do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), o momento de estudos seguiu o tema norteador do ano: “A mediação da leitura para a construção do sentido do texto” e contou com a participação de 22 professores do Agreste Meridional. 

Visando promover a discussão teórica e prática relativa ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, a formação abordou o papel do professor enquanto mediador da leitura em sala de aula. Para isto, foi adotada uma metodologia que englobou a apresentação teórica do tema, realização de oficina, socialização de atividades e discussão temática. 

Sobre a parte conceitual, as formadoras da Unidade de Desenvolvimento do Ensino da GRE Agreste Meridional que conduziram o encontro abordaram o texto como evento comunicativo, a coerência textual, os fatores de textualidades, os tipos de conhecimentos e contextos mobilizados para a construção dos sentidos do texto e os gêneros textuais do cotidiano.

Ainda durante a formação, foram apresentados os resultados de participação e proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE) 2015. De acordo com os dados, o Ensino Fundamental no Agreste Meridional ganhou destaque, estando acima da média do Estado de Pernambuco no componente curricular Língua Portuguesa, fato ressaltado pela gestora da GRE, professa Adelma Elias, em sua fala. 

Professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio também participarão de formação referente ao I Bimestre do ano. Para este grupo, o encontro acontecerá na próxima quinta-feira, 07 de abril, na sede da GRE do Agreste Meridional, a partir das 8h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário