quinta-feira, 17 de março de 2016

Resultados do Saepe 2015 começam a ser disseminados em Pernambuco

Durante os últimos dias 15 e 16 de março, cerca de 500 secretários, técnicos e gestores das secretarias municipais e estadual de educação participaram de um encontro para socialização dos Resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (Saepe) 2015. O encontro foi realizado no auditório do Hotel Portal de Gravatá, localizado no Agreste do Estado. 

No primeiro dia de evento, os resultados foram apresentados de forma contextualizada para os participantes. A segunda etapa, por sua vez, contou com palestras e oficinas de como esses índices podem ser trabalhados nas escolas.

“Com esses diagnósticos dos nossos alunos em mãos, Estado e municípios podem fazer uma leitura específica e traçar estratégias para melhorias pedagógicas. O objetivo é que façamos isso para sempre obtermos resultados melhores”, comentou Marinaldo Alves, gerente de Avaliação e Monitoramento das Políticas Educacionais da Secretaria Estadual de Educação (SEE).

O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco tem por objetivo produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma ferramenta de monitoramento para a gestão escolar. O SAEPE também contribui diretamente para a adaptação das práticas de ensino às necessidades dos alunos. Os resultados da avaliação produzidos pelo SAEPE são associados às políticas de incentivo para reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola, compondo em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco – IDEPE.

(Com informações da SEE)
Foto: Ademar Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário