segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Jovens parlamentares vão à Assembleia Legislativa

 

Antes de embarcarem para Brasília, onde participarão das sessões plenárias do Programa Jovem Parlamentar, de 21 a 26 de setembro, os estudantes selecionados pelo programa foram recebidos por deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Durante a visita, ocorrida na última quarta-feira (10), os quatro vencedores foram recebidos na Comissão de Educação e Cultura da Alepe, presidida pela deputada Laura Gomes, que parabenizou os estudantes e destacou a importância do Programa Jovem Parlamentar para a formação de novas gerações politicamente conscientes. “É importante aproximar os jovens da política e prepará-los para o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia”, disse a parlamentar.

Os estudantes Adeilson Alves da Silva, da Escola Estadual Jornalista Manuel Amaral, de Lajedo; Lucas Ferreira de Melo, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Garanhuns; e Miriam França Conceição, da EREM Augusto Lúcio da Silva, de Correntes, elaboraram projetos que tratam de temas como o auxílio preparatório a estudantes do ensino médio para o Enem, o atendimento de saúde gratuito para animais, e a capacitação profissional para idosos. Além deles, Manuella Valença Correia, da escola de Aplicação da UFPE, completa o quadro de pernambucanos selecionados. Agora eles sonham em ter seus projetos de lei aprovados pela Câmara Federal, em Brasília.

Este ano, Pernambuco registrou 256 projetos de lei inscritos para o programa, superando em muito o número de inscrições de 2013, que foi 144. No cenário nacional, Pernambuco ficou em terceiro lugar, atrás de Amazonas, com 300 inscrições, e de São Paulo, com 303, e foi o primeiro no Nordeste.

PARLAMENTO JOVEM– Criado pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, foi regulamentado pelo Ato da Mesa n.º 49/04, o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) propõe a vivência do processo democrático, mediante a participação de estudantes em uma simulação da jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. O objeto do programa é possibilitar a estudantes do Ensino Médio e Técnico das escolas públicas e privadas brasileiras o exercício da cidadania, da representação política, da vivência do processo legislativo e da liderança, por meio de sua diplomação, posse, investidura e atuação em mandato legislativo.

Fonte: SEE
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário