terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Sugestões para Censo de 2014 estão em debate


Avaliar a execução do processo censitário realizado no país este ano, apresentar propostas de alterações e levantar sugestões para o Censo do próximo ano são as propostas da edição de 2013 do Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica. O evento, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), foi aberto nesta terça-feira, 10, em Salvador, e vai até quinta-feira, 12.
 
Participam do encontro cerca de 350 representantes das secretarias estaduais e municipais de Educação e do Ministério da Educação. Em sua participação na abertura do evento, o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, salientou que os dados do Censo permitem ao governo pensar e avaliar políticas públicas. “A educação brasileira está melhorando, e conseguimos ter esta certeza por meio do Censo”, disse. A opinião de Costa é compartilhada pelo secretário de educação básica do MEC, Romeu Caputo. “O Censo é o pilar sobre o qual edificamos nossas políticas públicas”, afirmou.

O Censo Escolar da Educação Básica oferece um quadro detalhado sobre alunos, profissionais em sala de aula, turmas e escolas. Os dados são fundamentais para a formulação de políticas educacionais e de diagnósticos sobre a educação no Brasil. Servem ainda como base de cálculo dos coeficientes para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os dados sobre movimento e rendimento coletados logo após o encerramento do ano letivo integram, com o desempenho escolar apurado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).
 
Fonte: Portal MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário