terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Cultura indígena mais próxima de professores do estado


Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Professores da Temática das Culturas e Histórias dos Povos Indígenas do Estado, que será oferecido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a partir de março de 2014. O projeto foi concebido por professores da UFPE, especialistas na temática indígena, tendo o antropólogo Sandro Sales como responsável. Todos os professores da rede estadual podem participar. As inscrições vão até o dia 24 de fevereiro pelo site http://cfpindigena.blogspot.com.br, ou pelo email ufpe.curso@gmail.com.

O principal objetivo do curso é capacitar os professores da rede (seja de ensino médio ou fundamental) para ensinar e divulgar a cultura indígena de Pernambuco. Com a duração de seis meses, o curso, que oferece 140 vagas, será semipresencial com carga horária de 240 horas. Todo o material didático estará disponível online para os participantes e poderá ser acessado posteriormente às aulas.

VALORIZAÇÃO –No ano de 2010, o governo do Estado promoveu seminários itinerantes, levando os indígenas às escolas das diversas gerências regionais. Nas unidades, eles ensinavam sua história e cultura para professores interessados. O projeto estará de volta em 2014 em formato diferenciado – desta vez o público-alvo serão coordenadores de biblioteca. Além disso, a Secretaria de Educação do Estado (SEE) publicou, em 2012, o livro Pankará: Aprendendo e Ensinando, uma coletânea de poemas e pequenas histórias do povo indígena.

Fonte: SEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário