sexta-feira, 10 de maio de 2013

Escolas Indígenas Fulni-ô utilizam a arte para ensino da língua nativa



Professores das Escolas Indígenas da aldeia Fulni-ô, no município de Águas Belas, vêm implementando estratégias didáticas de sucesso no ensino do Yaathe, língua nativa da comunidade.

Através da arte, as escolas bilíngües Fulni-ô estão conseguindo vencer as influências externas que comprometem a preservação do idioma local, considerado por eles um patrimônio. Com este objetivo, um grande acervo de músicas e material audiovisual foi produzido nas aulas, como estratégia de envolver e atrair os estudantes para a aprendizagem do idioma.

A intenção dos professores organizadores é multiplicar esta experiência metodológica para as demais escolas da rede, e para isto estão sistematizando o material produzido e planejndo um evento cultural como mostra do trabalho produzido. Embora a data ainda não esteja definida, o momento contará com palestras sobre o povo Fulni-ô, apresentação da cultura local, mostra de vídeos e fotos etnográficas, além do lançamento do CD com as músicas em Yaathe elaboradas em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário