quarta-feira, 29 de maio de 2013

Curso de Cinema no Brasil capacitou professores da rede pública em Garanhuns


Encerrou hoje em Garanhuns a segunda edição do Curso de Cinema no Brasil, ministrado desde o dia 20 de maio para professores da rede pública e multiplicadores culturais da região. O projeto é uma realização da Jaraguá Produções – aprovado mediante incentivo do Funcultura Audiovisual (2011/2012) – com o apoio das Secretarias de Cultura e Educação de Pernambuco.

Durante os cinco dias de formação, os participantes foram apresentados a um panorama dos principais movimentos, filmes e cineastas brasileiros, desde a chegada do cinema no país (no final do século 19) até os dias atuais. O curso, que abriu espaço também para apresentação do cinema feito em Pernambuco, foi ministrado pelo cineasta, pesquisador e professor Fernando Weller, com carga horária total de 20 horas.

Na última aula do curso, que ocorreu hoje pela manhã, as discussões sobre o Cinema Pernambucano dividiram espaço com as reflexões acerca do cinema enquanto prática pedagógica de incentivo à apreciação artística nas escolas. Para isto, os participantes que já tinham produções realizadas tiveram a oportunidade de exibir e debater com a turma o seu trabalho. Dentre eles, o documentário “O Baque da Zabumba Centenária Contra o Tic Tac do Tempo”, do cineasta iatiense Genaldo Barros.

O projeto vem sendo desenvolvido desde março deste ano em outras cidades e, depois de Garanhuns, segue para outras regiões até o mês de junho. O critério de escolha dos locais é atuar em cidades ainda não contempladas onde existam Gerências Regionais de Educação (GRE) e com carência de cursos teóricos voltados para a área do audiovisual. Salgueiro e Petrolina foram as primeiras cidades a receberem o curso e serão seguidas por Carpina (Mata Norte) Igarassu e Olinda (Metro Norte).




Nenhum comentário:

Postar um comentário