sexta-feira, 26 de abril de 2013

Professores da rede estadual vão concorrer a bolsas de estudo na Inglaterra

 A partir do projeto pioneiro firmado entre o Governo de Pernambuco, British Council e o Instituto HSBC Solidariedade, professores de língua inglesa da rede estadual de Pernambuco vão concorrer a bolsas de estudos para aperfeiçoar o idioma no Reino Unido. O protocolo de intenções do projeto foi assinado ontem (25) pelo governador Eduardo Campos, o secretário de Educação, Ricardo Dantas, o ministro britânico de negócios, Vince Cable, e o diretor nacional do Conselho Britânico, Richard Masters. A cerimônia aconteceu na sede provisória do Governo de Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda.

O processo seletivo será realizado pela Secretaria de Educação do Estado, de acordo com o edital que será lançado em agosto. A previsão é que os 30 selecionados embarquem em janeiro de 2014. Eles vão estudar durante um mês em instituições de ensino britânicas. Todas as despesas – passagens, curso e acomodação – serão custeadas, num investimento total estimado em 110 mil libras, aproximadamente R$ 300 mil , com o apoio do Instituto HSBC Solidariedade.

O programa é voltado para professores efetivos da rede estadual. Segundo o governador Eduardo Campos, o principal objetivo do projeto é capacitar os professores de inglês para a melhoria do ensino. “Esse é um esforço que vem a se somar ao Programa Ganhe o Mundo”, afirmou o governador.

Para o secretário Ricardo Dantas, com o intercâmbio o docente terá um currículo mais qualificado e reconhecido internacionalmente. “Além de poder aperfeiçoar a língua inglesa, o professor viverá uma experiência única em outro país e terá a oportunidade de contemplar as multiculturas de um lugar totalmente diferente do seu”, ressaltou o secretário, destacando que o professor será um multiplicador nas escolas.

Para o ministro de negócio britânico, Vince Cable, o programa de bolsas de estudo revela o pioneirismo de Pernambuco. “É um grande passo a frente”, definiu. O diretor do Conselho Britânico, Richard Masters, afirmou que esse é um projeto-piloto, e que Pernambuco foi escolhido para receber a experiência. “Pelos projetos que já funcionam aqui e que são únicos no Brasil”, explicou.

Fonte: SEE
Foto: Ademar Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário