quarta-feira, 13 de junho de 2018

Escola Professora Elvira Viana, em Garanhuns, recebe o projeto "Outras Palavras"


A Escola Professora Elvira Viana, em Garanhuns, recebeu ontem (12) mais uma edição do Projeto Outras Palavras, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a GRE Agreste Meridional. A ação busca estreitar as relações entre cultura, educação e cidadania, reunindo um conjunto de ações da Secult no fomento à Literatura e outras linguagens artísticas. 

A gerente da GRE Agreste Meridional, Adelma Elias, fez a abertura do evento e enfatizou durante a sua fala a importância de aproximar os estudantes da produção artística contemporânea. “A proposta da educação escolar tem buscado cada vez adequar-se aos desafios contemporâneos, nesse sentido garantir aulas atrativas é fundamental para manter o jovem na escola. A parceria com a Fundarpe é muito interessante e enriquece o currículo, mostrando a arte nas suas diversas linguagens e principalmente, exercitando a cidadania e proporcionando por exemplo, que uma contora e um escritor contribuam para formação dos nossos estudantes, afinal a tarefa de educar não cabe apenas ao professor, inclusive é um trabalho que precisa ser feito por várias mãos. Todo cidadão pode, e deve, contribuir”, pontou a gerente. No momento, ela fez a entrega para a escola de kits contendo obras da literatura pernambucana premiadas nos últimos anos. 

Para bater um papo descontraído com os estudantes, o “Outras Palavras” levou até a unidade de ensino o escritor Amâncio Siqueira. De origem sertaneja e radicado em Garanhuns, o autor estreou na carreira literária com o romance histórico “O Evangelho de São Pecador”, em 2010. No mesmo ano, foi finalista do Prêmio Sesc de Literatura, na categoria Contos, com o inédito “O Conta-a-dor de Histórias”. Os cerca de 100 estudantes das turmas de Ensino Médio que participaram do evento puderam conhecer de perto o trabalho do escritor, seu processo de criação, referências artísticas e curiosidades sobre a atividade de escrever.

Também de Garanhuns, a cantora Kiara Ribeiro animou a tarde com um repertório baseado em clássicos do samba e músicas autorais. Ela iniciou a trajetória na música com ajuda do conterrâneo Dominguinhos e ganhou destaque na cena estadual quando conquistou, em 2013, o troféu ACINPE de melhor álbum de MPB na votação dos críticos, no Prêmio da Música Pernambucana. 

No Agreste Meridional, o projeto Outras Palavras já contemplou, desde 2016, aproximadamente 400 estudantes de seis escolas estaduais localizadas nos municípios de Garanhuns, Capoeiras, Caetés, São Bento do Una e Canhotinho. 

Fotos: Rodrigo Ramos/Secult-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário