sexta-feira, 8 de junho de 2018

Caravana da Educação segue avançando e chega ao Agreste Meridional

Iniciando os trabalhos desta quinta-feira (07.06), no Agreste Meridional, o governador Paulo Câmara dedicou a manhã para acompanhar mais uma edição da Caravana da Educação e da Pactuação de Metas 2018. Em sua 8ª edição, circuito de atividades culturais, esportivas e pedagógicas já passou pelos municípios de Limoeiro, Timbaúba, Paulista, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e São José do Egito. Ainda no âmbito da Educação, o governador inaugurou a quadra coberta da Escola Simoa Gomes, que irá atender 1.300 alunos. 

"Todos nós verificamos nas medições e nas avaliações que acontecem nas nossas reuniões, que, quando o município tem participação na comunidade escolar, ajuda o processo de ensino, ajuda a criar um ambiente positivo para o futuro. E o que a gente vê aqui hoje, e estamos vendo em todo o Estado de Pernambuco nessas Pactuações, é justamente essa integração. Então, hoje é um dia de trabalho, mas também é um dia que a gente vem agradecer e pedir a toda a comunidade que continue nos ajudando a fazer a transformação de Pernambuco. E não tem maior transformação do que transformar a educação, porque estamos preparando o futuro", destacou o governador, completando: "Todos nós sabemos que qualquer País subdesenvolvido, como o Brasil é hoje, só evolui, só se desenvolve, só cria indicadores de melhoria na qualidade de vida, quando investir e apostar na educação. É nisso que a gente acredita e é esse exemplo que estamos dando para o Brasil".

Com o objetivo de aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual, a Caravana da Educação envolveu centenas de estudantes e contou com o apoio e participação da comunidade escolar de todo o Agreste Meridional. "É um momento único, muito especial, que a gente tem a presença do nosso governador Paulo Câmara, onde a gente pode mostrar para ele todo o nosso conhecimento, todos os momentos que ele nos ajudou a desenvolver. A gente está levando isso a sério e estamos mostrando para ele que estudante tem uma caminhada difícil e longa, mas que vale a pena. Essas atividades fazem muita diferença, ainda mais quando conseguimos mostrar que a gente conseguiu algo", afirmou a aluna Sandriely Gomes Rodrigues, de 16 anos, matriculada no 3° ano do Ensino Médio na EREM Dom João da Mata Amaral.

As ações da Caranava, divididas em três Polos (Esportivo, Cultural e Central), contaram com competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, oficinas, recitais e atividades de leituras. O Polo Esportivo aconteceu na Escola Simoa Gomes, no período da manhã. Já as atividades dos Polos Cultural e Central foram concentradas na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Jerônimo Gueiros, nos turnos manhã e tarde, respectivamente. Já a Pactuação de Metas, realizada na EREM Francisco Madeiros, consiste em um importante momento de discussão de metas para o ano de 2018 entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (SEPLAG), para que todas conheçam suas metas com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). 

Responsável pela ação, o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, ressaltou o envolvimento cada vez maior da comunidade escolar no processo de ensino em Pernambuco. "A presença do governador é um símbolo importante da confiança, do trabalho e de agradecimento pelo trabalho de todos. A gente percebe isso não apenas nos resultados das nossas escolas, mas mais importante do que isso, na transformação da vida dos nossos estudantes. A gente viu aqui histórias superbonitas, de estudantes da EREM Francisco Madeiros, que tiveram experiências com o Ganhe o Mundo. Mas não apenas por isso, mas também pelos sonhos dos nossos estudantes que a gente vem realizando a cada dia", disse.

Fonte: Diário Oficial de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário