sexta-feira, 28 de abril de 2017

Projeto da GRE do Agreste Meridional fortalece filosofia da Educação Integral

Uma iniciativa da GRE do Agreste Meridional, através da Coordenação Geral de Educação Integral e Profissional, está movimentando as escolas de referência em ensino médio (EREM) e escolas técnicas estaduais (ETE) vinculadas à regional. Teve início na última quarta-feira (26), na EREM Jerônimo Gueiros (Canhotinho), a primeira ação do Projeto “Essa Ideia Quero Compartilhar”, que promove, por meio de seminários, a troca de experiências exitosas entre representantes de escolas que ofertam Educação Integral e Profissional.

A ação tem como proposta contribuir para a melhoria dos índices educacionais e proporcionar, às equipes gestoras, a oportunidade de aprofundar saberes através de outras realidades e outras culturas educacionais, fortalecendo sentimentos de cooperação, união e superação. O foco dos estudos é a disseminação da filosofia do Programa de Educação Integral e a socialização de casos de sucesso vivenciados por algumas unidades escolares.

Para a gerente da GRE do Agreste Meridional, Adelma Elias, o projeto “Essa Ideia Quero Compartilhar” tem um impacto positivo na gestão das escolas participantes. “A socialização de experiências exitosas constitui-se em uma grande oportunidade de crescimento e possibilidade de ampliação de conhecimentos, o que leva a execução de atividades de cunho gerencial e pedagógico mais adequadas no que se propõem. Este é, sem dúvida, um exercício interessante para o desenvolvimento das escolas”, comenta. 
A iniciativa prevê quatro encontros ao longo de 2017. Cada momento acontecerá em sistema de intercâmbio, em que as escolas pólo recebem as visitantes para demonstrar, in loco, as mudanças pelas quais a instituição passou para alcançar melhores resultados educacionais. 

O gestor responsável pela escola faz uma apresentação em slide, demonstrando a melhoria dos resultados a partir dos indicadores, edemonstra como funcionam, na prática, as atividades pedagógicas implementadas que ajudaram a elevar os índices. No segundo momento, acontece uma palestra com um gestor de EREM ou ETE, em que serão abordados temas relacionados às Metodologias do Programa de Educação Integral, à Educação Interdimensional e/ou os Quatro Pilares da Educação. Por fim, os participantes reúnem-se em uma roda de conversas para socializar suas dificuldades e compartilhar as práticas exitosas.

A GRE do Agreste Meridional tem hoje mais de 50% das escolas vinculadas ao Programa de Educação Integral e Profissional. São 27 escolas de referência em ensino médio, dentre escolas integrais e semi-integrais, e duas escolas técnicas em funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário