sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Projeto da Escola Professora Clarice Godoy recria obras literárias em cordéis

Transformar em versos de cordel os grandes clássicos da literatura brasileira. Esta foi a ideia encontrada pela equipe pedagógica da Escola Professora Clarice Godoy, no município de Correntes, para trabalhar as obras e escritores que se tornaram ícones nacionais na arte de emocionar pelas palavras. O resultado foi apresentado ontem (27), na própria escola, durante a culminância do projeto “A Literatura Brasileira em Rimas e Versos do Cordel Nordestino”. 

A iniciativa, que chegou ao terceiro ano consecutivo de execução, envolveu todas as turmas na apreciação, análise e recriação de leituras que têm presença garantida no currículo do Ensino Médio. As obras Vidas Secas, Dom Casmurro, Cinco Minutos, Iracema, O Seminarista, O Quinze, A Farsa da Boa Preguiça e Morte e Vida Severina foram transformadas em cordéis, com toda a métrica e sonoridade que o gênero requer. 

Durante a culminância, as turmas precisaram ir além da escrita e montar apresentações cênicas para dar vida ao cordel criado. O pátio lotado da escola presenciou um verdadeiro show de envolvimento, criatividade e talento dos estudantes na execução dos trabalhos.

Este ano, o projeto homenageou o escritor Ariano Suassuna. Além das apresentações, foi montada uma sala temática com exposição das principais obras do autor paraibano. Os visitantes que passaram por lá foram presentados com os cordéis escritos e ilustrados pelos alunos durante a vivência da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário