sexta-feira, 9 de maio de 2014

GRE Agreste Meridional promove Curso de Libras para funcionários


 
Educadores e Técnicos da GRE Agreste Meridional ganharam ontem (08) uma excelente oportunidade de formação com foco na inclusão. Trata-se do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecido pela equipe de Educação Especial da Unidade de Desenvolvimento do Ensino (UDE).

O curso tem carga horária total de 60h e está sendo ministrado pelo instrutor Felipe Pires e pelas intérpretes Kilma Gouveia e Núbia Pires. O objetivo principal é disseminar informações sobre a Surdez e sobre a comunidade Surda, possibilitando o conhecimento básico da Libras e instrumentalizando os profissionais da GRE para um melhor atendimento à pessoa com surdez na instituição.

O programa da disciplina será desenvolvido através de quatro capítulos que apresentam unidades de detalhamento para consolidação das ideias principais sobre o tema. Serão trabalhadas atividades de aprofundamento, referências e autoavaliações, permeadas por orientações claras para realização de cada uma.

A Ementa contempla conceitos de surdez, identidade, comunidade e cultura da pessoa com surdez, história da educação dos surdos, aspectos legais da Libras, características estruturais da língua, realização de diálogos, atendimento educacional especializado, e tecnologias assistivas. As aulas acontecem uma vez por semana, com encerramento previsto para dezembro deste ano.

A expectativa da equipe organizadora é que os funcionários participantes sejam sensibilizados pelas reflexões acerca da inclusão, de forma que, ao longo do curso e após o seu encerramento, possam contribuir com o processo educativo que busca a qualidade na educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário