segunda-feira, 19 de maio de 2014

Escolas do Agreste Meridional na II Bienal Internacional do Livro do Agreste



 A II Bienal Internacional do Livro do Agreste, realizada em Garanhuns no período de 09 a 18 de maio deste ano, contou com apresentações de atividades exitosas voltadas para Literatura e incentivo à leitura realizadas nas escolas estaduais da região. A participação dos estudantes da rede no evento partiu de um convite da Academia Garanhuense de Letras e da Secretaria de Educação do Município, em articulação com a GRE Agreste Meridional.

No dia 14, a EREM Frei Caetano de Messina, do município de Bom Conselho, apresentou a peça teatral “Releitura do Auto da Compadecida: O Julgamento”. O espetáculo, da obra de Ariano Suassuna, mostrou o Nordeste e a cultura do povo pernambucano a partir de diversos gêneros textuais. Baseada na mesma obra, a EREM Monsenhor João Marques, de Saloá, explorou a linguagem popular em apresentação de espetáculo. Ainda no mesmo dia, jovens protagonistas da EREM de Garanhuns dramatizaram a peça “Marias do Brasil”, e estudantes da EREM João Fernandes da Silva (São João), EREM Augusta Cordeiro de Melo (Calçado) e EREM de Garanhuns realizaram Sarau literário e apresentação de cordéis.
 
A sexta (16) foi a vez dos estudantes da EREM Virgem do Socorro, de Garanhuns, entrarem na programação com a leitura de cordel em homenagem a Dominguinhos. Os estudantes da EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Capoeiras, encerraram a programação relembrando Machado de Assis com a apresentação do espetáculo teatral “A Cartomante”.

A Chefe da Unidade de Desenvolvimento do Ensino (UDE) da GRE Agreste Meridional, Adelma Elias, abriu a participação da rede no evento falando sobre a importância da Bienal e de toda instituição educacional no incentivo à prática de leitura em suas etapas de escolaridade, ressaltando que a leitura é precondição para o exercício da cidadania. Na oportunidade, agradeceu a todos pela oportunidade de participação das escolas, bem como aos gestores, a comunidade escolar e a equipe da UDE pelo apoio e contribuição.  

 


A segunda edição da Bienal Internacional do Livro do Agreste ocorreu na Praça Mestre Dominguinhos, em Garanhuns e contou com a representação de mais de 100 editoras nos 2.500 metros quadrados do espaço. O evento já é considerado um dos maiores na área educacional do Brasil e ofereceu, este ano, uma programação de palestras, debates, recitais, conversas literárias, entre outras ações.

Fotos: Arquivos das Escolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário