quarta-feira, 7 de maio de 2014

EREM João Fernandes da Silva desenvolve programação no Dia Nacional da Matemática



Em comemoração ao Dia da Matemática, celebrado ontem (06) no Brasil, estudantes da EREM João Fernandes da Silva, município de São João, desenvolveram uma programação de atividades pedagógicas, sob a orientação das educadoras Rosineide Alves, Suely Valença e Josineide Xavier, que movimentou a escola durante manhã e tarde.

Envolvidos na ação, os estudantes fizeram uso do tangran, realizaram exibição do filme “Donald no país da matemática”, e confeccionaram cartazes temáticos. Parte da programação foi reservada, também, para a resolução do quadrado mágico e apresentação do espetáculo teatral baseado no livro “O homem que calculava”, escrito por Malba Tahan, heterônimo do matemático Júlio César de Melo e Souza. O capítulo escolhido pelos educandos foi o que narra a singular aventura dos 35 camelos que deveriam ser repartidos entre três árabes.

A gestora da escola, Iara da Glória Marcos, demonstrou satisfação com o resultado do trabalho e ressaltou a importância de atividades criativas como esta para o sucesso do processo de aprendizagem. “A participação dos educandos nestas atividades deixou evidente que o trabalho com o raciocínio e o lúdico contribui para um melhor entendimento da matemática”, comenta.

O Dia da Matemática é uma homenagem ao matemático brasileiro Júlio César de Melo e Souza, nascido em 06 de maio de 1895. Escritor e um dos críticos da forma tradicional de trabalhar a disciplina, ele fundamentou o seu trabalho defendendo o ensino com o imaginário e o lúdico. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário