sexta-feira, 13 de abril de 2012

Participe do Prêmio Gestão Escolar




Uma boa gestão contribui para o sucesso de aprendizagem dos estudantes. É uma das metas dos gestores e da comunidade escolar.


Mas, afinal, quais fatores evidenciam qualidade em uma gestão? A complexidade do trabalho em uma escola pode, por vezes, dificultar uma resposta clara para esta। Nesse contexto, o Consed e seus parceiros promovem o Prêmio Gestão Escolar (PGE)। O Prêmio Gestão Escolar (PGE) propõe-se a colaborar na busca de respostas para questões relacionadas à qualidade da gestão, contribuindo para a melhoria de procedimentos e estratégias relacionadas aos processos de ensino.



Por meio deste site, os gestores são convidados a envolver a comunidade em uma avaliação da realidade escolar, tendo como ponto de partida o Manual de Orientações do PGE। O gestor, auxiliado por representantes da comunidade escolar, realiza um diagnóstico das condições de ensino oferecidas pela escola – considerando cinco diferentes dimensões da gestão escolae – e traça um plano de ação।


Dessa forma, gestor e comunidade comprometem-se a rever processos, ações e estratégias de ensino ou buscar melhorias na infraestrutura। Tal dinâmica é um ganho para todos, pois a comunidade escolar pode continuar utilizando a mesma ferramenta, ao longo do tempo, para analisar a evolução da gestão.



O processo de inscrição da escola é realizado em cinco etapas:
1º - Conhecer o Manual de Orientações.
2º - Reunir representantes da comunidade escolar.
3º - Promover a autoavalição da escola, a partir do roteiro que está no Manual de Orientações. Traçar, coletivamente, um plano de ação.
4º - Cadastrar a escola, o diretor e as informações decorrentes da autoavaliação. Registrar o plano de ação.
5º - Preparar o dossiê para enviá-lo à primeira instância de avaliação escolar (encontre o endereço correto, de acordo com a rede de ensino, clicando no botão "contato e endereços úteis").



REGULAMENTO


MANUAL DE ORIENTAÇÕES


INSCRIÇÃO


PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário