sábado, 28 de abril de 2012

HOJE É O DIA DA EDUCAÇÃO

Fonte da Imagem: Google
Hoje (28), Dia Mundial da Educação, o Gestor Regional Paulo Lins parabeniza a todos que fazem a educação no mundo, em especial aos atores da Educação No Agreste Meridional.


"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda." (Paulo Freire)
CURIOSIDADE:

Como surgiu o Dia da Educação?

De acordo com Daniel Cara, o Dia Mundial da Educação, comemorado em 28 de abril, integra da Semana Mundial de Educação (22 a 29 de abril). Essa mobilização foi criada em 2000, durante a Conferência Mundial de Educação, realizada em Dacar. Na ocasião, os 125 países signatários do acordo estabeleceram seis metas que devem ser cumpridas até 2015:

1. Expandir e aprimorar a educação e os cuidados com a primeira infância, especialmente para as crianças mais vulneráveis e desfavorecidas.
2. Garantir que em 2015 todas as crianças, especialmente meninas, crianças em situações difíceis e crianças pertencentes a minorias étnicas, tenham acesso a uma educação primária de boa qualidade, gratuita e obrigatória, além da possibilidade de completá-la.
3. Assegurar que as necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos sejam satisfeitas mediante o acesso eqüitativo à aprendizagem apropriada e a programas de capacitação para a vida.
4. Atingir, em 2015, 50% de melhoria nos níveis de alfabetização de adultos, especialmente para as mulheres, e igualdade de acesso à educação fundamental e permanente para todos os adultos.
5. Eliminar, até 2005, as disparidades existentes entre os gêneros na educação primária e secundária e, até 2015, atingir a igualdade de gêneros na educação, concentrando esforços para garantir que as meninas tenham pleno acesso, em igualdade de condições, à educação fundamental de boa qualidade e que consigam completá-la.
6. Melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar a excelência de todos, de modo que resultados de aprendizagem reconhecidos e mensuráveis sejam alcançados por todos, especialmente em alfabetização, cálculo e habilidades essenciais para a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário