quinta-feira, 4 de abril de 2019

Textos introdutórios do currículo são tema de formação para professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental

As discussões sobre os textos introdutórios do Currículo de Pernambuco, especificamente no que diz respeito à área de linguagens, foram tema de formação continuada para professores de Língua Portuguesa, atuantes no Ensino Fundamental Anos Finais, promovida hoje (04), pela GRE do Agreste Meridional. Participaram docentes das escolas estaduais e representantes das redes municipais da região. 

O Núcleo de Formação Continuada da GRE, responsável pela ação, iniciou o encontro com um resgate da construção do currículo no Estado até a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental. Ao longo da manhã, também foram trabalhadas as concepções que embasam o currículo; os princípios norteadores; os documentos nacionais e locais que funcionam como referência; as competências e habilidades; e a formação dos professores. Também estiveram no centro das discussões a avaliação da aprendizagem, os temas transversais do currículo e a organização estrutural do documento. 

Todos estes assuntos foram trabalhados por meio de estudos de grupo, dinâmicas e socializações de atividades. Neste ponto, a Escola Senador Aderbal Jurema, de Garanhuns, contribuiu com a formação apresentando o projeto de leitura e produção de curta-metragem baseado na obra “Morte e Vida Severina”, desenvolvido junto aos estudantes.

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