sexta-feira, 15 de março de 2019

GRE inicia curso de Libras para equipe da sede

Uma iniciativa da GRE do Agreste Meridional vem abrindo os horizontes da equipe técnica da sede da Gerência Regional acerca da comunicação com pessoas surdas. Considerando as novas perspectivas da educação inclusiva, a Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação (CGDE) iniciou na última quarta-feira (13) o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), com carga horária total de 20h e previsão de encerrar em setembro de 2019. 

A equipe que promove o curso espera levantar a reflexão sobre a importância e as dificuldades de desenvolver um ambiente inclusivo, por meio da comunicação com o sujeito surdo. “É importante ter em mente que nós, como formadoras, devemos ser as primeiras pessoas a promover um ambiente inclusivo, a fim de melhor atendermos nossos alunos com necessidades especiais. Ainda temos muito para oferecer com futuras formações com o intuito de aprimorarmos o processo de ensino-aprendizagem e diminuirmos as barreiras comunicacionais entre as pessoas” comenta Izabel Cristina Barbosa, uma das organizadoras do curso. 

Até setembro, serão estudados o desenvolvimento da língua de sinais no Brasil, a legislação que regulamenta o idioma e as diferenças entre as línguas orais-auditivas e as gestuais-visuais. Também estão na programação do curso as características da Libras, seus parâmetros, vocabulário, estrutura gramatical, expressões corporais e contextos comunicativos. 

O projeto, ainda piloto, é voltado para os técnicos da CGDE. A perspectiva é de expandir, na próxima edição, para os demais técnicos da GRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário