quinta-feira, 9 de março de 2017

SEE lança concurso cultural sobre a Revolução Pernambucana

Estimular a reflexão sobre o movimento revolucionário de 1817, ocorrido em Pernambuco, é o principal objetivo do concurso cultural que a Secretaria de Educação do Estado (SEE) está promovendo entre os estudantes da rede estadual. “Revolução de 1817: Pernambuco na luta pelos ideais republicanos” é o tema central do certame e as inscrições – gratuitas – já estão abertas e seguem até o dia 26 de maio de 2017.

Podem participar estudantes regularmente matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos – EJA Fundamental (III e IV Fases) e Médio e nos Projetos de Correção de Fluxo das Escolas Públicas da Rede Estadual de Ensino. O concurso possui duas categorias: vídeo (curta metragem) e redação. As escolas podem inscrever quantos trabalhos desejar, mas cada estudante pode participar apresentando apenas um trabalho na categoria escolhida.

As produções deverão ser encaminhadas, contendo nome completo, nome da escola, nome do professor e o ano que está cursando, para a Secretaria de Educação de Pernambuco, na Avenida Afonso Olindense, 1513 – Bloco D, Gerência de Programas e Projetos Especiais, Várzea, Recife/PE – CEP 50810.000. Todos os trabalhos deverão ser postados, via SEDEX, até o dia 26 de maio de 2017.

O processo de seleção dos trabalhos ocorrerá em etapa única pela Comissão de Seleção Estadual. Doze projetos serão selecionados, sendo 03 (três) dos anos finais do Ensino Fundamental e 03 (três) do Ensino Médio. Haverá premiação para o 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria. A seleção dos trabalhos premiados será realizada entre os dias 29 de maio e 09 de junho, com o resultado final previsto para o dia 12 de junho no site da SEE (www.educacao.pe.gov.br). A cerimônia de premiação acontecerá no auditório da SEE, em data e horários informados posteriormente.


AÇÕES DO BICENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO DE 1817 – Além do concurso cultural, a SEE está realizando outras ações em comemoração ao bicentenário da Revolução de 1817. Um circuito de palestras sobre a temática está sendo realizado nas escolas da rede e o movimento será trabalhado de forma intensa durante todo o ano letivo. Na Biblioteca Pública do Estado (BPE) uma exposição bibliográfica está sendo preparada e entrará em cartaz a partir do dia 13 de março. A exposição contará com 43 documentos sobre o tema e homenageará também o artista plástico Corbiniano Lins, através de murais pintados em azulejos que reproduzem o movimento revolucionário. A SEE lançará ainda um calendário histórico da revolução contendo fotos, bibliografias e curiosidades acerca do tema. 


Fonte: SEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário