quinta-feira, 30 de março de 2017

ETE de Lajedo promove 1º Festival Hispânico para ensinar Língua Espanhola

A cultura hispânica ganhou um dia especial na ETE Antônio Dourado Cavalcanti, município de Lajedo. Com ênfase nos estudos da Língua Espanhola, a escola promoveu, na última segunda, 27, o 1º Festival Hispânico. Esta primeira edição contou com a participação direta dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio dos Cursos Técnicos em Informática e Redes de Computadores, e teve como objeto de estudo o Paraguai.

O país sul americano escolhido como representante do mundo hispânico para elaboração dos trabalhos teve suas características linguístico-culturais pesquisadas e compartilhadas com a comunidade escolar, das mais variadas e criativas formas. Foram apresentações de dança, música, estudo e socialização do resgate histórico, literatura e esportes do país. Os alunos chegaram até a produzir e gravar uma novela em espanhol, que deram o título de “Teresa”.

A professora que coordenou o projeto, Lenilda Pinto Teixeira, explica que essa abordagem surgiu de uma concepção de ensino fundamentada na orientação dos Parâmetros Curriculares de Língua Espanhola, que aponta em um de seus eixos temáticos a Pluralidade e a Diversidade Cultural como promotoras das práticas solidárias e como um caminho para desenvolver a compreensão crítica em um processo “contínuo”. Seguindo essa orientação, o projeto teve como objetivos levar os estudantes a descobrir a diversidade, a perceber o outro, sua cultura e sua língua.

Além da adesão dos demais estudantes, a ideia teve apoio garantido da gestão da escola. “O Festival Hispânico foi uma linda demonstração do protagonismo juvenil e do profissionalismo docente vivenciados em nossa escola, pois os estudantes puderam aprofundar conhecimentos e mostrar seus talentos mais latentes em apresentações culturais e artísticas com muita fluência na Língua Espanhola de forma interdisciplinar”, comentou a gestora da escola, Fabiana Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário