segunda-feira, 13 de março de 2017

Em Garanhuns, Secretário de Educação de Pernambuco pactua metas com escolas estaduais

Garanhuns recebeu, na última sexta-feira, 10, a visita do Secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio. Cumprindo agenda de atividades do Pacto Pela Educação (PPE), o secretário esteve reunido, na Escola Henrique Dias, com gestores das escolas estaduais da região para pactuar metas de resultados referentes ao ano de 2017. A Gerência Regional de Educação (GRE) do Agreste Meridional foi a segunda, entre as 16 do Estado, a receber a comitiva da Secretaria de Educação este ano.

A gerente da GRE, Adelma Elias, abriu a reunião apresentando as principais intervenções realizadas no Agreste Meridional com foco em resultados. Ela destacou o trabalho que está sendo desenvolvido na região, dentre outros aspectos, no que se refere à formação continuada dos profissionais da Educação, ao monitoramento em gestão escolar e ao apoio aos municípios. Em seguida, o secretário Fred Amâncio assumiu a pauta demonstrando os principais avanços da Educação em Pernambuco no últimos anos e as políticas públicas que levaram o Estado ao 1º lugar no IDEB do Ensino Médio no Brasil. 

Representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag), que também estavam na comitiva, apresentaram a política de gestão por resultados e explicaram os critérios sobre as metas de crescimento estabelecidas para cada unidade escolar. Ao final, os gestores escolares assinaram um termo de compromisso formalizando a responsabilidade com o cumprimento das metas estabelecidas para o ano. Estas dizem respeito ao desempenho das escolas e alunos com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação em Pernambuco (Idepe), que tem medições realizadas anualmente, e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), cujas avaliações acontecem a cada dois anos.

No período da tarde, o Secretário Fred Amancio esteve em Canhotinho para visitar a Escola Padre Antônio Callou de Alencar e a EREM Jerônimo Gueiros, reconhecidas no município pela oferta de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, respectivamente. A comitiva foi recebida pelos alunos e funcionários das unidades escolares, que apresentaram os ambientes, falaram sobre o trabalho pedagógico realizado e colocaram suas sugestões para manter os bons índices que as duas instituições vêm apresentando ao longo do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário