terça-feira, 8 de abril de 2014

Câmara dos Deputados lança concurso para professores e alunos do 5º ao 9º ano


A Câmara dos Deputados vai realizar em 2014 a 9ª edição do Concurso Câmara Mirim que selecionará 400 alunos de todo país, estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, para irem a Brasília onde ocuparão o Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. Os selecionados serão deputados por um dia e terão a oportunidade de discursar na tribuna e votar nos projetos elaborados pelos próprios estudantes.

Para participar, o professor responsável deverá realizar um projeto pedagógico, tendo como tema o Câmara Mirim. As inscrições de projetos pedagógicos vão até 22 de abril de 2014, através do site http://www.plenarinho.gov.br/camaramirim/. Serão selecionados os seis melhores projetos. Os autores que comprovarem a aplicação do projeto pedagógico no ambiente escolar, irão a Brasília no período de 31 agosto a 06 setembro, com todas as despesas pagas pela câmara. Lá eles participarão do programa Missão Pedagógica no Parlamento, onde terão aulas dialogadas, palestras, visitas, oficinas pedagógicas e temáticas, privilegiando a integração entre a teoria e a prática. Antes disso, haverá um curso online sobre Educação para a Democracia, elaborado também pela Câmara dos Deputados.

Já o Câmara Mirim acontecerá no dia 30 de outubro de 2014, e cada professor poderá levar até duas turmas de 5º ao 9º ano (80 alunos), que participarão do evento. Nesta fase, as despesas com hospedagem, alimentação e transporte ficam a cargo de cada escola, cuja responsabilidade é mobilizar recursos próprios ou de seu município para trazer as crianças para a sessão mirim.

Com tudo isso, o programa visa tornar a escola uma porta aberta de interação com a Câmara dos Deputados, e consequentemente, as crianças, visando promover a consciência cidadã desses pequenos brasileiros.

Mais informações em http://www.plenarinho.gov.br/camaramirim/

Fonte: SEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário