sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PE: alunos receberão tablets

Hoje acabam as férias para os quase 900 mil estudantes das 1.101 escolas da rede estadual de ensino. Para este ano, com o intuito de otimizar o ensino tecnológico e profissionalizante, a Secretaria de Educação investiu cerca de R$ 420 milhões na aquisição de equipamentos que vão modernizar a transmissão de conteúdo. Uma das novidades é a distribuição de tablets para todos os alunos do 2º e 3º anos do ensino médio, que deve começar em abril. Além desses materiais, o órgão garantiu a ampliação de projetos como o intercâmbio, e do número de escolas integrais e técnicas. Pais e professores também vão dispor de novos meios de interação com o cotidiano dos alunos.

As escolas vão receber, ainda, 12 mil equipamentos de datashow até o fim do primeiro semestre - 3,3 mil já foram distribuídos. Cada unidade também vai contar com os laboratórios móveis de informática, que podem ser usados pelos docentes em aulas de conteúdo multimídia. Os professores também contam com novos materiais pedagógicos, como enciclopédias e videoenciclopédias desenvolvidas por professores da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, todos os alunos da rede já começam o ano com kits escolares, que custaram à pasta o valor de R$ 91 milhões.

Para lidar com todos esses materiais, os professores da rede serão preparados por uma equipe técnica durante o mês de fevereiro. Um site que vai obter todos os dados dos alunos, além de materiais para o trabalho em sala de aula está sendo preparado, e deve estar disponível a partir de março. Através dessa ferramenta, os pais vão poder acompanhar a frequência dos estudantes, como também acesso ao boletim.

“Esse investimento vai servir para aprimorar a prática pedagógica, valorizando o estudante e o profissional de educação. As ferramentas atraem a curiosidade dos alunos para o conteúdo, pois as novas tecnologias são do convívio deles, e nada mais óbvio do que trazer esse costume para a sala de aula. Queremos tornar o ambiente de estudo mais atrativo e confortável”, explicou o secretário Estadual de Educação, Anderson Gomes.

PROFISSIONALIZANTE

Até o segundo semestre deste ano, a gestão vai inaugurar mais nove escolas técnicas, nos municípios de Camaragibe (Grande Recife); Bezerros, Bonito, Lajedo, Santa Cruz do Capibaribe (Agreste); Carnaíba, São José do Egito e Araripina (Sertão), aumentando para 15 mil os estudantes do ensino médio-profissionalizante. Em 2012, serão 217 escolas de referência, 44 a mais do que no ano passado. Cem mil estudantes são esperados para as 117 escolas de regime integral e 100 em semi-integral. A previsão do Governo do Estado é de que, em 2014, essa modalidade de ensino conte com 300 unidades.

3 comentários:

  1. Acho muito interessante essa novidade dos tablets cooperando com a educação.. Mas, será que esse atrativo pode chegar a prejudicar a visão de muitos alunos? Há uma preocupação em relação á isso ?

    ResponderExcluir
  2. É BOM LHE INFORMAR ALINE NUNES QUE, EXISTEM APLICATIVOS QUE CONTRIBUEM PARA A VISÃO SAUDÁVEL DO USUARIO ENQUANTO O USO DE ELETRÔNICOS COMO OS TABLETS.

    ResponderExcluir
  3. porque os alunos do travessia não vão ganha os tablet nos alunos estamos muitos revoltados com o governado eduardo canpos serra que só quem estuda ou melhor quem tem voto só e os alunos do regula morro em chagrande pernambuco queria uma resposta descupa qualquer coisa
    meu nomero e 93773394

    ResponderExcluir