segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O estado de São Paulo copia o ensino integral de Pernambuco


Implantado em Pernambuco desde 2004, pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), o modelo de ensino médio em tempo integral será adotado por 16 escolas estaduais do Estado de São Paulo. Para repassar as experiências adquiridas com este tipo de ensino, um grupo de 60 ex-alunos viajaram, ontem, para o Sudeste, onde realizarão o acolhimento de cerca de 5 mil estudantes nas escolas paulistas. Até o dia 17, os Jovens Protagonistas pernambucanos vão apresentar aos novos alunos o funcionamento do projeto e executar atividades que despertem valores essenciais para a integração com a comunidade escolar.

O modelo pernambucano, que funciona hoje em 160 escolas públicas estaduais, já serviu de inspiração para os Estados de Sergipe, Piauí e Ceará, além do município do Rio de Janeiro. Em São Paulo, as cidades que serão atendidas são a capital, São José do Rio Preto, Araraquara, Hortolândia, Jundiaí, Itatiba, Santo André, Barueri, Praia Grande, Cajamar, Pindamonhangaba, Campos do Jordão e Indaiatuba. “Em São Paulo, vamos trabalhar o modelo acadêmico de escola em tempo integral, como é o Ginásio Pernambucano, com o ensino técnico e profissionalizante integrado, como fazemos no Ceará”, afirma o presidente do ICE, Marcos Magalhães.

Uma das estudantes que atuarão como embaixadora do projeto é Juliana Kelly de Moraes, 22 anos. Ex-aluna do Ginásio Pernambucano, ela já está concluindo o curso de ciências biológicas na Universidade de Pernambuco (UPE). “Estou muito feliz de poder compartilhar a boa experiência que tive ao estudar em um local de ensino integral.” Para ela, o modelo proporcionou professores capacitados, acesso a livros e aulas temáticas. Para desenvolver este trabalho, Juliana e os demais estudantes foram submetidos a uma capacitação durante o mês de janeiro.

Nas instituições de ensino que adotaram esse modelo são oferecidas oportunidades de aprendizagem focadas no projeto de vida dos jovens, com foco no protagonismo juvenil, ou seja, com objetivo de formar jovens que exerçam uma cidadania ativa, construtiva, criativa e solidária. O modelo inovador encaminha o aluno para além das aulas do currículo escolar, oferecendo oportunidades que ajudem a desenvolver práticas que vão ajudá-lo a planejar e a executar seu projeto de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário