Um projeto da Escola Técnica Estadual (ETE) Governador Eduardo Campos, em São Bento do Una, vem trazendo impactos positivos na comunidade rural do município. Na perspectiva de disseminar a forma de produção agroecológica, professores e estudantes do Curso Técnico em Agroecologia estão desenvolvendo o “Projeto Germinar”. A iniciativa tem como objetivo elaborar e executar práticas que possam ser utilizadas pela comunidade local e circunvizinha, como alternativa de melhorar a qualidade de vida das pessoas que dependem da agricultura familiar.
“Este projeto promove a integração dos conhecimentos construídos no curso de Agroecologia e áreas afins, aproximando a teoria da prática e instigando a percepção dos alunos para o desenvolvimento de tecnologias alternativas e sustentáveis”, detalha o gestor da escola, William Marques. Dentre estas tecnologias, está o viveiro móvel para produção de mudas, que ajuda os agricultores locais a aliar a otimização do trabalho com a garantia de melhores condições ao meio ambiente.
Construído pelos alunos do curso, o viveiro móvel cultivará mudas em um ambiente propício para o seu desenvolvimento até chegar ao período do plantio. Os estudantes foram orientados teoricamente sobre os conceitos e benefícios que estão agregados à produção de base agroecológica e construíram o viveiro a partir de esquemas apresentados pela equipe docente da escola.
A proposta é que eles repliquem essas práticas em suas propriedades e comunidades, e consigam aplicar os recursos aprendidos na escola. O viveiro móvel construído na escola já está disponível para visitação e apreciação da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário