Em uma articulação entre GRE do Agreste Meridional e Fundarpe, encerrou na manhã de hoje (28) a primeira edição do projeto “Outras Palavras” em Garanhuns. A iniciativa, voltada para escolas estaduais da região, recebeu durante os dias 26, 27 e 28, na Câmara de Vereadores de Garanhuns, escritores locais e patrimônios vivos de Pernambuco para um bate papo com os estudantes.
A atração resume um conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria de Cultura de Pernambuco no fomento à Literatura. Ontem (27), quem participou teve a oportunidade de conversar com os autores literários Helder Herik, vencedor do Prêmio Pernambuco Literatura, e Mário Rodrigues, primeiro colocado no Prêmio Sesc de Literatura de 2016, em âmbito nacional. Em uma conversa descontraída, eles deram depoimentos pessoais e falaram sobre suas concepções de criação literária e incentivo à leitura.
Hoje (28) foi a vez de um grupo de estudantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), sob a coordenação do professor André Padilha, falar sobre o livro “Crônica de Possibilidades”. A publicação, resultante do trabalho de produção textual desenvolvido em sala de aula, traz um conjunto de crônicas produzidas pelos alunos. Bastante desenvoltos, eles falaram sobre o processo de escrita, desde as ideias iniciais até a produção final, e responderam às perguntas do público, composto por mais de 150 estudantes e professores da rede estadual.
Com apresentações exclusivas, o projeto também colocou os estudantes em contato com patrimônios vivos de Pernambuco. O Caboclinho 7 Flexas, Mestre Galo Preto e Lia de Itamaracá marcaram presença durante os três dias de programação para mostrar seus trabalhos tão ricos para a cultura do Estado.
Ao final de cada dia, a gerente da GRE do Agreste Meridional, professora Adelma Elias, e a vice-presidente da Fundarpe, professora Antonieta Trindade, entregaram kits literários para as bibliotecas das escolas que estiveram presentes.