quarta-feira, 22 de maio de 2019

Entre apresentações culturais e disputas esportivas, Caravana da Educação contempla Capoeiras, no Agreste

Frevo, caboclinho, forró e xaxado. Teve ritmo para tudo que é gosto na Caravana da Educação da Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Meridional, realizada nesta terça-feira (21), na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Nossa Senhora do Perpétuo, localizada na cidade de Capoeiras. Na quadra da instituição, a comitiva da Secretaria de Educação e Esportes, ao lado do Governador do Estado, Paulo Câmara, e do secretário da pasta, Fred Amancio, acompanharam apresentações bastante especiais e recheadas com a cultura pernambucana.

No palco, além das diversas coreografias, também houve espaço para o canto. O grupo Ministério de Música, da EREM Francisco Madeiros, localizada em Garanhuns, encantou os presentes com uma playlist composta por músicas leves e atuais. A banda, inclusive, já ultrapassou as paredes da escola e tem começado a se apresentar em eventos por toda a cidade.

“Começamos tocando nos intervalos entre as aulas e agora ficamos muito felizes por estarmos presentes em eventos tão importantes, como é a Caravana da Educação. Fizemos bons ensaios até o momento de tocar, para que tudo saísse perfeito”, confessou Alisson Breno, responsável pela parte instrumental da banda - ele toca violão. O grupo, inclusive, já se apresentou no Festival de Inverno de Garanhuns e este ano foi convidado para estar presente no Natal Luz da cidade pela primeira vez.

Característico ritmo da cultura pernambucana, o frevo também se fez presente durante as apresentações. Ao som das tradicionais marchas, o grupo da EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi responsável por levantar o público com seus passos. “Foi incrível participar. É muito bom saber que pensam nos alunos como papel importante do evento, e realmente ficamos muito envolvidos com todo o trabalho”, disse Paulina Vieira, aluna do 3º ano do Ensino Médio.

Satisfação também para a gestora da GRE, Adelma Elias, que comemorou a chegada do evento ao Agreste Meridional, representado pela cidade de Capoeiras. “Para nós é uma honra o envolvimento de todos que fazem a educação em um evento como esse. Estudantes, gestores, sede da regional, todos participam da Caravana. Hoje, para nós, este é um dos maiores e mais significantes eventos da rede, que demonstra na prática o que as escolas já desenvolvem em todo o dia a dia”, festejou.

À tarde, foi a vez do Polo Esportivo entrar em ação. O espaço contou com apresentações culturais, desfile das delegações e um conjunto de 12 atividades esportivas, envolvendo, por exemplo, handebol, xadrez, badminton, futsal e judô.

Natural de Iati, vizinha de Garanhuns, Diego Silva vem fazendo um trabalho transformador na cidade. Em 2014, ele fundou o Projeto Badminton Iati e vem difundindo a modalidade em toda a região. Para ele, a Caravana da Educação é uma grande oportunidade de difundir ainda mais a modalidade. “Geralmente as cidades só focam nos esportes tradicionais, como futsal e basquete. O meu trabalho é diversificar e mostrar outros caminhos com várias possibilidades, como o badminton. Por isso é tão importante trazê-lo para um evento tão grande como esse”, destacou.

Breno Dias é fruto do projeto. Com apenas 15 anos, o jovem já compôs a Seleção Brasileira da modalidade. “Foi uma experiência incrível, onde pude aprender ainda mais sobre o esporte e praticar com grandes nomes. Fico muito feliz em ser um representante de Pernambuco e de Iati”, comemorou o jogador, que iniciou no esporte há cinco anos.

O secretário executivo de Esportes, Diego Pérez, destacou as peculiaridades de cada cidade e falou da importância de estimular cada vez mais os jovens à prática esportiva. “São 12 atividades e cada vez que vamos para uma cidade é uma emoção e um significado diferente. Cada região com suas particularidades, o que ensina a todos, atraindo e estimulando a prática de esportes. Isso anima os jovens e anima a gente também”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário