sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência: GRE e escolas estaduais ampliam debate sobre a inclusão

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, vivenciada entre os dias 21 e 28 agosto, é um período que convida toda sociedade a refletir e aprofundar o debate sobre a inclusão e a garantia dos direitos de quem convive com esta realidade. Neste sentido, a GRE do Agreste Meridional, junto às escolas estaduais da região que são referência com o trabalho em educação especial, realizou ontem (23) o encontro “Inclusão Escolar: caminhos, encontros e descobertas”, reunindo profissionais da educação, estudantes especiais e diversos agentes mobilizadores da causa. 


Com a participação direta do Centro de Reabilitação em Educação Especial (CREE), Escola Padre Antônio Callou de Alencar e Escola Dom Juvêncio de Britto, o evento demonstrou um pouco o trabalho educativo, com foco na inclusão, realizado nas unidades de ensino da região. 

O CREE abriu a programação com um número de percussão protagonizado por alunos especiais, fruto do projeto “Som do Coração”. A Escola Dom Juvêncio de Britto trouxe uma peça de teatro com estudantes surdos. E, ainda na perspectiva da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), estudantes da Escola Padre Antônio Callou de Alencar também contribuíram com a parte cultural do encontro com uma apresentação de dança e música utilizando LIBRAS. 

O debate sobre a importância de repensar as práticas de inclusão ficou por conta dos professores Norma Vasconcelos e Albérico Fernandes Vilela, que conduziram palestras durante a manhã. 

O evento fez parte de uma série de atividades voltadas para a discussão do tema que estão sendo realizadas nas unidades escolares durante esta semana. Dentre elas: campanhas, oficinas, minicursos, sessões de cinema, palestras para professores e passeatas com foco na sensibilização da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário