quinta-feira, 19 de abril de 2018

ETE Governador Eduardo Campos implanta sistema virtual para avaliação de aprendizagem

Em um contexto de discussões sobre letramento digital, sustentabilidade e meio ambiente cada vez mais fortes, a ETE Governador Eduardo Campos, do município de São Bento do Una, transformou o modo tradicional como os alunos realizam as avaliações de aprendizagem. Em substituição às provas físicas, realizadas com a utilização de papéis, a escola experimenta a utilização de provas eletrônicas, por meio de sistema desenvolvido a partir da iniciativa do próprio corpo docente. 

O sistema foi criado pelo professor Anderson Alves, do curso de Redes de Computadores da escola, por meio da plataforma Moodle, utilizada largamente para viabilizar a Educação a Distância por já dispor de todos os padrões educacionais. O desenvolvimento do espaço virtual foi submetido à apreciação dos demais professores e tentou atender às necessidades apresentadas por eles, garantido a qualidade pedagógica desta inovação. 

O primeiro teste foi feito no último dia 13 de abril, cuja avaliação da comunidade escolar foi bastante positiva. “Com o auxílio desse sistema, os alunos, professores e gestão terão ganhos, pois o estudante poderá ver a nota na hora que entregar a prova. Ao fim da avaliação, o sistema já salva as notas de cada aluno em um banco de dados e, com isso, os professores não precisam se preocupar ou passar dias corrigindo provas. Além de poupar tempo, a escola pode economizar cerca de R$ 1.000 em compra de papéis para impressão de provas por mês”, explica William Marques, gestor da escola. 

Após o teste, o sistema ainda passará por aperfeiçoamento até que possa ser efetivamente implantado na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário