quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

GRE do Agreste Meridional promove II Encontro de Secretários Municipais de Educação em 2017

No compromisso de realizar gestão integrada da educação pública, a GRE do Agreste Meridional reuniu ontem (12) os dirigentes locais da região no II Encontro de Secretários Municipais de Educação de 2017. A ação, que já é uma prática sistemática da Gerência Regional desde 2015, visa consolidar os vínculos entre as redes municipais e a rede estadual e fortalecer as parcerias necessárias à oferta de uma educação pública de qualidade. 22 municípios são jurisdicionados pela GRE do Agreste Meridional.

Durante o encontro, a gerente regional, professora Adelma Elias, fez uma retrospectiva da atuação da GRE junto aos municípios nos aspectos pedagógicos, de gestão e de articulação, apresentando ações realizadas e mostrando os seus impactos. Além de retomar as parcerias firmadas nos Anos Iniciais, Educação de Jovens e Adultos, Formação Docente, Censo Escolar, Matrícula, Normatização e nos programas de apoio ao estudante, o momento foi também de pensar nas perspectivas destes assuntos para 2018. “A oferta da educação básica é de responsabilidade das duas esferas administrativas. Se não zelarmos pela integração e a compreensão de rede única, não alcançaremos o objetivo de ter uma educação de qualidade e cada vez mais igualitária para todos os cidadãos e cidadãs do Agreste e do nosso Estado” pontua Adelma Elias.

Já de olho no próximo ano, o encontro contou com a participação da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco, que apresentou aos secretários municipais a metodologia do Pacto pela Educação e seus principais instrumentos de acompanhamento, como forma de subsidiar a atividade educacional nos municípios.

A iniciativa de trabalhar em conjunto com as secretarias municipais vem apresentando resultados positivos e grande adesão dos dirigentes. “Mesmo as Redes de Ensino possuindo suas especificidades, podemos dizer que somos parceiros nesta caminhada que tem contribuído significativamente para o fortalecimento de políticas públicas educacionais no Estado de Pernambuco, através da integração das redes. Encontros como este são uma verdadeira troca de experiências exitosas e motivadoras”, comentou a secretária de educação de São Bento do Una, Mirian Costa. Para a secretária de educação de Jurema, Ivoneide Santos, “nestes encontros é possível perceber que não há distinção entre as duas redes de ensino, mas uma interação e um comprometimento coletivo com a melhoria da qualidade da educação do Agreste Meridional”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário